Vamos começar o TCC pelo começo: introdução. Mas antes: salva o link desse post. Ele vai quebrar um galho quando você for colocar a mão nos livros e no teclado.
A introdução é uma parte importante de um trabalho de conclusão. É como o trailer de um filme: pincela um pouco do roteiro e as partes principais. E abaixo está o checklist certeiro para fazer uma introdução fácil e completa:
👉 Contextualize o tema: nessa parte é interessante trazer dados sobre o tema do seu trabalho. Se eu for falar sobre WhatsApp, por exemplo, posso começar assim:
“Mais do que uma forma de comunicação, o WhatsApp tem sido cada vez mais usado como ferramenta de informação: conforme pesquisa divulgada em dezembro de 2019 pelo Senado Brasileiro, 79% dos entrevistados se informam através do aplicativo”
👉 Descreva o problema: depois de mostrar o contexto em que o seu trabalho está, faça uma ligação com o problema. Algumas expressões boas para isso:
Nesse contexto, torna-se importante... Posto isso, é relevante... É nesse cenário que...
👉 Apresente os objetivos: primeiro o geral, depois os específicos. Algumas pessoas separam eles como tópicos, eu pessoalmente prefiro texto corrido.⠀
👉 Justifique a importância da pesquisa: exalte porque a pesquisa que você está fazendo é importante – pode ser pelo pioneirismo, por trazer melhorias para uma empresa, etc.
👉 Explique a metodologia utilizada: aqui você explica quais são os métodos que vai utilizar para cumprir os objetivos mencionados anteriormente. ⠀
👉 Conte como está dividido o trabalho: na parte final da introdução, explique a divisão do seu TCC. Exemplo: o segundo capítulo apresenta a fundamentação teórica e foi baseado nos autores fulano, ciclano e beltrano. O capítulo quatro traz a análise da entrevista realizada... Etc.
#Dica: não coloque resultados na introdução, isso deve ficar para o resumo e as considerações finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário